05 dicas para melhorar a comunicação dentro da relação!

Tenho certeza que você já ouviu esse ditado antes: a comunicação é a chave 🔑  para qualquer relacionamento.

Parece clichê mas é verdade. Acho que é muito fácil dizer às pessoas que a comunicação é importante em um relacionamento saudável, mas não é tão fácil explicar como se comunicar. E se nunca formos ensinados a usar essa chave, nunca seremos capazes de abrir a porta para uma comunicação saudável. 

A comunicação é definida como muitas coisas, mas minha definição favorita inclui “a transmissão ou compartilhamento bem-sucedido de ideias e sentimentos”. Eu sempre digo que sou um ótimo falante, mas também tenho que ser um ótimo ouvinte para ser um ótimo comunicador. 

A comunicação é sobre se expressar de maneira saudável, ouvindo seu parceiro quando ele está fazendo o mesmo, e realmente ouvindo e absorvendo o que a outra pessoa tem a dizer.

Abaixo estão 5 dicas para se comunicar melhor em seu relacionamento:

1. Faça perguntas abertas na comunicação

A comunicação não é apenas falar sobre os dias do outro e dizer o que você comeu no almoço. É sobre ser capaz de cavar fundo e conhecer essa pessoa o melhor que puder. Nem sempre é fácil cavar fundo, especialmente para aqueles que nunca se sentiram à vontade para falar sobre seus sentimentos. 

Existem maneiras de fazer isso sem pressionar seu parceiro para revelar seus segredos mais profundos. Por exemplo, em vez de fazer perguntas sim ou não como “Você teve um bom dia?” tente fazer perguntas mais abertas, como: “Como foi seu dia?” Sim, eles podem responder com uma breve não resposta (“bom”, “bom”, “o mesmo”), mas fazer perguntas abertas lhes dá a oportunidade de compartilhar mais, se assim o desejarem. 

Tenha em mente que nem todo mundo se abre com muita facilidade. Seja paciente com seu parceiro se ele não estiver compartilhando o tempo todo. Estabelecemos limites em torno de nossas emoções e os limites de todos são diferentes. Portanto, esteja atento e respeitoso com seus limites emocionais, e eles devem estar igualmente atentos e respeitosos com os seus.

2. Capte as dicas não-verbais

Se o seu parceiro disser “meu dia foi bom”, mas seu tom parecer irritado, chateado ou zangado, pode haver algo mais que ele esteja sentindo, mas ainda não esteja pronto para comunicar. 

A comunicação não é apenas sobre as palavras que dizemos, mas também como as dizemos. Nosso tom e nossa atitude revelam muito mais do que apenas as palavras que saem de nossas bocas. E é honestamente uma habilidade ser capaz de captar essas dicas não-verbais. Olhe para as expressões faciais do seu SO, suas mãos (eles estão trêmulos/inquietos?), sua linguagem corporal (eles estão fazendo contato visual? Eles estão cruzando os braços?) e ouça seu tom de voz.

3. Não tente ler a mente dele

comunicação é fundamental no relacionamento

Às vezes você pode dizer apenas olhando para alguém o que ela pode estar sentindo. Nem sempre é fácil fazer isso e convenhamos: por mais que queiramos ser leitores de mentes, não somos e nem deveríamos ser. Então, se você não tem certeza do que seu parceiro está sentindo, pergunte a ele.

Se você está segurando as coisas e esperando que seu parceiro leia sua mente, reserve um momento para apreciar o fato de que seu parceiro está se esforçando ao perguntar o que está acontecendo, em vez de ignorar o problema. Faça o seu melhor para que eles saibam como você está se sentindo quando estiver pronto para se abrir sobre isso. Não é saudável dizer que você está bem quando não está e depois ficar bravo com seu parceiro por não descobrir. Seja honesto sobre como você se sente da melhor maneira possível e tente expressá-lo de maneira saudável antes que ele exploda e alguém diga algo de que se arrependa. Ser direto é sempre melhor do que ser passivo-agressivo.

Se o seu parceiro é culpado de ser passivo-agressivo, tente deixá-lo saber que não é realmente útil para nenhum de vocês quando ele não é honesto sobre como se sente. Claro, é incrível quando nos conhecemos tão bem que podemos praticamente ler os pensamentos um do outro e saber exatamente o que dizer nos momentos certos, mas somos humanos e podemos cometer erros às vezes ou perder pistas que parecem óbvias para nosso parceiro ou vice-versa. É importante que ambos se esforcem para se entender melhor e sejam pacientes um com o outro também.

4. A comunicação é uma via de mão dupla

Ao se comunicar com seu parceiro, anote quantas vezes você diz “eu”, “você” ou “nós”. Se a conversa é principalmente sobre você, não é realmente uma conversa. Lembre-se de voltar ao seu parceiro e fazer perguntas sobre como ele se sente, quais são seus pensamentos e o que está acontecendo com ele. Se você achar que está dizendo muito sobre você, qual é o contexto? Você está apontando o dedo e colocando a culpa?

Os relacionamentos são sobre ambas as pessoas, e cada um deve ter uma opinião igual sobre as coisas. Ambas as pessoas precisam se sentir ouvidas e ser capazes de compartilhar o que está em suas mentes. Se você sentir que seu parceiro é quem está ultrapassando as conversas e você não consegue falar, é importante que eles saibam disso. Eles podem não estar cientes de que estão dominando a conversa. As conversas são como uma partida de tênis; deve fluir naturalmente para cada pessoa.

5. Diga a eles o que você precisa dele

Às vezes eu só quero desabafar e me sentir validado por ter meu parceiro me apoiando dizendo: “Sim, isso é realmente uma merda, desculpe!” Outras vezes, quero conselhos. Como eu disse antes, nenhum de nós é leitor de mentes, por isso é importante tentar manter seu parceiro informado para que você esteja na mesma página. Dizer algo de antemão como “Preciso desabafar agora e não estou procurando nenhum conselho, apenas seu apoio” ou “Preciso muito do seu conselho sobre essa situação” fará com que eles saibam exatamente o que você precisa nessa situação.

Ser direto sobre o que você precisa também pode aliviar alguns dos problemas de comunicação ou estresse em uma determinada situação. Ao informá-los com antecedência, talvez possamos evitar esses desentendimentos desnecessários causados ​​por uma falha de comunicação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *