10 dicas para ter uma vida ativa na terceira idade
Nunca se falou tanto sobre qualidade de vida e vida ativa na terceira idade como nos últimos anos.
Órgãos de todo o mundo se mantêm atentos a essa parcela da população para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde que visam garantir que pessoas nesta faixa etária consigam manter o desempenho das suas atividades de rotina e também se manter economicamente ativa.
As pessoas na terceira idade apresentam alterações em seu organismo que são típicas do processo de envelhecimento do ser humano, não apenas físicas, mas também cognitivas.
Mas isso não significa que a qualidade de vida e saúde devem ser comprometidas por conta da idade.
Se você quer saber como manter uma vida saudável e ativa na terceira idade, com muita vitalidade e disposição, continue lendo este artigo com dicas bastante úteis para o seu dia a dia!
→ Conheça os 5 pilares da saúde do idoso!
Exercícios físicos
Em qualquer etapa da vida, a prática de exercícios físicos só traz benefícios. Na terceira idade este hábito é ainda mais importante pois ajuda a alongar e fortalecer a musculatura do corpo, favorecendo a mobilidade, fortalece as articulações e ajuda a amenizar problemas como dores causadas por doenças crônicas como a artrite, ajuda a manter a pressão arterial sob controle por favorecer a circulação sanguínea.
Isso sem contar a maior disposição e vitalidade. Viu só? Uma série de benefícios importantes para quem já passou dos 60 anos!
Beba água
Beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo em qualquer idade para manter o corpo hidratado.
Evite consumir bebidas com uma grande quantidade de açúcar como refrigerantes e sucos industrializados.
Sal com moderação
Um dos principais problemas que se agrava com a idade é a questão da hipertensão arterial, conhecida também como pressão alta. Além de ser uma condição que exige cuidado e tratamento, a pressão alta pode desencadear e até mesmo agravar outros problemas de saúde como doenças cardíacas, derrames e insuficiência renal.
Para que isso não aconteça, o ideal é diminuir a ingestão de sal na alimentação.
Evitar alimentos industrializados
Refrigerantes, sucos industrializados, bolachas recheadas devem ser evitados. Dê preferência para alimentos preparados em casa.
Consuma um pouco de azeite
O azeite é uma gordura benéfica ao organismo, mas seu consumo não deve ser exagerado, ainda mais na terceira idade.
Mantenha a vida social ativa
Na terceira idade é fundamental manter uma vida social para evitar problemas como a depressão. Fazer atividades em grupo, realizar trabalhos voluntários e socializar com outras pessoas é fundamental para o bem-estar e a saúde mental.
Cantar e dançar
São atividades prazerosas que ajudam as funções cognitivas na terceira idade.
Leitura
Ler vai ajudar a manter o cérebro ativo na terceira idade, além de ajudar a retardar o aparecimento de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.
Cuidados com a saúde bucal
Na terceira idade, os problemas com a saúde bucal também aumentam, por isso, além da higiene diária, consulte regularmente um dentista para manter a saúde dessa região em dia.
Consultas médicas
Mantenha as consultas médicas em dia e com regularidade. Se for possível, o acompanhamento de um geriatra é o ideal para o acompanhamento da saúde nesta idade.