A importância de uma dieta balanceada na velhice
Manter uma alimentação saudável é importante para todas as pessoas, independente da idade, mas uma dieta balanceada na velhice é fundamental para poder manter a saúde equilibrada e prevenir problemas.
O aumento da população idosa nos últimos anos tem chamado a atenção de diversos órgãos nacionais e internacionais como a OMS (Organização Mundial da Saúde), favorecendo a implementação de políticas que visam manter a qualidade de vida pra pessoas acima dos 60 anos, faixa etária em que a pessoa é considerada idosa em países que ainda estão em desenvolvimento, como o Brasil.
De acordo com esses órgãos, as principais causas de mortalidade nesta faixa etária podem ser prevenidas com a inclusão de hábitos saudáveis na rotina diária, como uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas específicas para esta idade.
Implementar uma alimentação equilibrada na velhice é fundamental para garantir a saúde.
As mudanças que ocorrem no organismo ao longo do tempo são fatores que vão determinar a saúde na velhice e com a alimentação adequada, além da manutenção do peso em um patamar ideal, é possível manter sob controle doenças crônicas que podem até mesmo causar a morte, como pressão alta e diabetes. E isso também será um fator determinante para prolongar a vida de pessoas idosas.
Uma dieta equilibrada será capaz de fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários para manter a saúde, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.
Pessoas idosas acabam fazendo o uso de medicamentos para o controle e tratamento de muitas doenças que surgem nessa idade. Muitos desses remédios acabam interferindo na absorção dos nutrientes dos alimentos, por isso o cuidado com a dieta dos idosos deve ser redobrado e reforçado.
Optar por alimentos frescos e fugir ao máximo de alimentos industrializados é um recurso que só beneficiará o organismo na velhice.
Com uma alimentação adequada é possível aumentar e fortalecer o sistema imunológico do organismo e assim se tornar mais resistente à doenças como gripes e resfriados, que nessa faixa etária podem ser potencializados em um corpo com a nutrição deficiente.
A importância de uma dieta balanceada na terceira idade
Bons hábitos alimentares com uma dieta balanceada também são capazes de minimizar o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como problemas cardíacos, hipertensão arterial (pressão alta), AVC, problemas ósseos como a osteoporose, diabetes e até mesmo prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer.
A dieta correta aliada aos exercícios físicos também consegue melhorar as funções cognitivas da população nesta faixa etária, conferindo maior mobilidade, agilidade e independência para a realização das tarefas diárias.
Consumir alimentos ricos em nutrientes antioxidantes, como frutas, peixes, legumes e gordura saudável como azeite extravirgem também tem um impacto muito positivo para garantir o bem-estar, melhorar a memória e o foco e até mesmo reduzir o risco de desenvolvimento de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.
Por todos esses motivos, investir em uma dieta balanceada para pessoas idosas é tão importante, já que a alimentação acaba se tornando um fator fundamental para a manutenção e melhora da saúde na população idosa em geral.