Benefícios do Yoga na velhice

O Yoga é a prática de bem-estar por excelência. De fato, combinando movimentos lentos com atenção especial à respiração, é uma disciplina que faz bem ao corpo e à mente. Também representa um recurso precioso para maiores de 65 anos, pois, por um lado, permite fazer movimentos físicos calibrados às suas habilidades e, por outro, transmite uma sensação de calma e paz, que ajuda a enfrentar qualquer idade da vida com serenidade. 

Escolher o yoga para idosos, portanto, também é uma estratégia de prevenção eficaz, útil para nos manter saudáveis ​​pelo maior tempo possível.

Vamos ver quais são os principais benefícios desta prática, como escolher o tipo de yoga que melhor se adapta às suas necessidades e porque esta atividade nos ajuda a sentir-nos melhor hoje, mas a pensar no amanhã.

POR QUE O YOGA É BOM PARA OS IDOSOS?

Os benefícios do yoga para os idosos são muitos e confirmados por muitos com mais de 65 anos que, nos últimos anos, decidiram dedicar-se a esta prática de forma consistente.

Alivia a dor crônica

O yoga envolve exercícios de alongamento e torção que podem aliviar dores decorrentes de doenças crônicas muito comuns entre os idosos, como osteoporose e artrite, conforme confirmado por um estudo do Harbor-UCLA Medical Center. Além disso, permite atuar concretamente na curvatura das costas, também um distúrbio típico da idade: de fato, não só ajuda a manter as costas mais flexíveis e a postura mais correta, mas reduz o risco de se acostumar com posições que na hora parecem nos dar alívio, mas a longo prazo podem causar dores incômodas.

Combate os riscos de um estilo de vida sedentário

Já vimos que uma vida sedentária envolve muitos riscos, principalmente no campo cardiovascular, por isso uma das regras de ouro do bem-estar é sempre se exercitar. Nesse sentido, o yoga representa uma alternativa preciosa para os idosos, pois, embora não envolva grande esforço físico, atua na flexibilidade dos músculos e na lubrificação das articulações.

Permite verificar a pressão

A combinação de exercícios lentos, a ênfase na respiração e, talvez, o uso de música relaxante durante a sessão de ioga tenha um efeito positivo na pressão. De fato, a sensação de calma e bem-estar que vem da prática tende a diminuir a frequência cardíaca.

Melhore seu humor

A dimensão meditativa do yoga também tem um impacto positivo concreto no humor. Cada sessão, de fato, é estruturada de tal forma que todas as energias mentais estão focadas no movimento. O resultado é que pensamentos e problemas tendem a se afastar, deixando espaço para uma sensação de leveza e bem-estar precioso em qualquer idade.

Afeta positivamente o sono

Por fim, a ioga tem um impacto positivo em outro aspecto que, à medida que envelhecemos, tende a se tornar mais crítico para todos: a regularidade do sono. Alguns estudos sugerem que a prática de meditação e ioga reduz significativamente o tempo necessário para adormecer e, consequentemente, o risco de insônia e outras doenças.

PARA IDOSOS: COMO FUNCIONA

Benefícios do Yoga na terceira idade

À luz dos muitos benefícios desta prática, cada vez mais centros estão organizando sessões de ioga para idosos. Deste ponto de vista, é fundamental certificar-se de que o professor está atento aos problemas físicos de cada um para poder calibrar o percurso individualmente.

Em geral, o yoga para idosos envolve movimentos lentos, graduais e simples, como flexões, alongamentos, torções leves e sequências que não exigem esforço muscular e articular excessivo.

Praticar yoga junto com um instrutor é útil não só porque permite que você seja seguido em todos os movimentos, mas também porque assim se introduz o elemento de sociabilidade, crucial para a terceira idade, fase da vida em que a solidão tem forte impacto na qualidade de vida.

Não há contra-indicações específicas para a prática de yoga para idosos, por isso é geralmente recomendado a todos. O importante, e é bom reiterar, é consultar o instrutor para que ele indique quais são as posições mais adequadas e funcionais para o bem-estar e saúde do idoso.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.