É possível ser fitness na velhice? Confira dicas
Fitness na velhice, será possível?
A prática de exercícios físicos é recomendada desde a infância para manter a boa saúde e o desenvolvimento do organismo, mas, e na velhice?
Na velhice, a prática de exercícios físicos também é fundamental para evitar desde dores causadas por doenças crônicas como artrite até a prevenção de problemas de saúde.
Mas será que é possível ser fintes na velhice? Continue ledo este artigo para descobrir e aproveite para conferir algumas dicas!
É possível ser fitness na velhice?
Quando pensamos na palavra fitness, logo vem à mente a imagem de pessoas saradas e musculosas, fazendo inúmeros sacrifícios alimentares em busca de um corpo perfeito. Mas esse estilo de vida, principalmente na velhice, vai muito além disso.
Ter um estilo de vida fitness, independente da idade, nada mais é do que aliar a prática de exercícios físicos adequado a uma alimentação saudável e equilibrada e bons hábitos de vida.
A prática de exercícios físicos na terceira idade, incluindo a musculação, é muito importante para manter a mobilidade do corpo, fortalecer e alongar a musculatura como um todo e também fortalecer as estruturas ósseas e articulação.
Praticar musculação na velhice também vai ajudar a combater e controlar diversas doenças que surgem com o processo natural de envelhecimento do organismo como osteoporose, artrite, doenças cardíacas e diabetes.
Mas é preciso que toda a atividade física nesta idade seja feita com orientação e liberação médica.
A alimentação também é uma parte fundamental para quem quer ser fitness mesmo na velhice.
Com uma alimentação saudável e balanceada, todo o organismo se beneficia, inclusive o cérebro.
Evitar alimentos industrializados, bebidas gaseificadas como refrigerantes, que contêm um alto índice de açúcar, além de sucos industrializados, snacks, bolachas recheadas e todos os alimentos que possuem em sua composição a gordura trans é o ideal para todas as idades, principalmente para os idosos.
Aposte em uma dieta rica em fibras, cereais, verduras e legumes frescos, proteínas magras e azeite extravirgem, além de consumir bastante água.
Caso seja necessário, procure um médico, de preferência um geriatra, para que ele verifique se há a necessidade de suplementação de vitaminas e minerais nessa fase da vida, como cálcio para fortalecer os ossos e vitamina D, indispensável para o sistema imunológico do organismo.
Evite fazer dietas muito restritivas na terceira idade. O impacto da restrição de alimentos na velhice, principalmente sem orientação médica, pode ser desastroso e prejudicar mais do que ajudar, já que restringir alimentos sem conhecimento específico pode desencadear problemas graves de saúde.
Com a prática de exercícios físicos e alimentação saudável, já é possível manter o peso adequado, o corpo e mente ativos, as funções cognitivas apresentam melhora significativa e a sensação de bem-estar e disposição serão constantes.
Lembre-se: tudo é hábito e, para desenvolver o hábito, é preciso disciplina e constância. De nada adianta querer ser fitness e praticar atividades físicas apenas uma vez na semana e não se alimentar corretamente.
Procure dormir bem, manter o convívio social em dia e, na medida do possível, esteja sempre em alguma atividade ao ar livre, mantendo contato com a natureza.
Ser fitness é estar com a mente e o corpo sãos, não esqueça!