Melhores atividades físicas para quem está na terceira idade

Independente da idade, praticar atividades físicas é um hábito saudável que deve ser mantido na rotina das pessoas diariamente e que traz inúmeros benefícios.

Na terceira idade, a prática de atividades físicas se torna ainda mais importante, pois esse hábito é capaz de aliviar dores crônicas como as causadas pela artrite, problema comum dessa faixa etária, fortalecer a musculatura e até mesmo prevenir o surgimento de lesões e novas doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes, por exemplo.

Mas antes de dar início a qualquer tipo de atividade física, principalmente na terceira idade, é fundamental que se passe por uma avaliação médica para saber como anda a saúde de uma maneira geral. 

Um profissional de educação física ou mesmo um fisioterapeuta, também vai ajudar a começar a praticar atividades físicas de uma forma mais segura, com orientações corretas, adequando os exercícios ao condicionamento físico da pessoa.

Melhores atividades físicas para quem está na terceira idade

Atividades físicas: Caminhada

Por ser uma atividade que possui um baixo impacto, as caminhadas são uma das atividades físicas mais indicadas para ser praticada por pessoas da terceira idade.

A caminhada ajuda a melhorar o ritmo cardíaco pois favorece a circulação sanguínea e também fortalece a musculatura e as articulações, além de ser um bom exercício para promover o convívio social com outros praticantes.

Mas mesmo esse tipo de atividade física deve ser iniciada com muito cuidado e nunca sem orientação adequada e avaliação médica para evitar possíveis problemas futuros.

Musculação

Para esta faixa etária, a musculação indicada está longe de ser aquela que as pessoas costumam imaginar, puxando muito peso para ficar musculoso.

A musculação indicada para ser praticada por pessoas da terceira idade tem como objetivo principal fortalecer a musculatura e aumentar a sua resistência. Ela também ajuda a fortalecer os ossos, já que nessa idade, a perda de densidade óssea é bastante comum e faz parte do processo de envelhecimento do organismo.

Natação

Este é um dos melhores exercícios para todas as idades. A natação ajuda a alongar e fortalecer toda a musculatura do corpo e também as articulações.

Também é uma atividade de baixo impacto, com o risco mínimo de lesões que acabam sendo causadas pela sobrecarga nas articulações.

Este tipo de atividade física também pode ajudar a aliviar dores crônicas causadas por problemas comuns à idade, como a artrite, auxiliando na prevenção da perda de massa óssea e minimizando o risco de desenvolver doenças como pressão alta e diabetes.

Pilates

O pilates é uma excelente opção para quem deseja desenvolver a flexibilidade do corpo, estimular a circulação do sangue e ganhar mais coordenação motora. Sem contar que é ótima para aliviar o estresse e corrigir a postura!

Atividades físicas: Yoga

Alternando posturas que favorecem o equilíbrio, a força e respiração, a yoga também é recomendada para a prática na terceira idade, relaxando as articulações, melhorando a postura e conferindo mais estabilidade ao corpo, além de alongar e promover a tonificação dos músculos de todo o corpo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.