O que é necessário para ter uma velhice mais saudável?

Velhice mais saudável: o que você pode fazer para melhorar o processo de envelhecimento?

O  mundo vive em constante evolução, e junto com a evolução da tecnologia, está a evolução do ser humano.

Atualmente, a expectativa de vida do ser humano é de 75,8 segundo o IBGE, um aumento significativo nos últimos anos. Viver a vida é fácil, e chegar na terceira idade também. Porém, chegar na terceira idade com saúde já é uma tarefa um pouco mais trabalhosa de se realizar.

Muitas pessoas não possuem hábitos de vida saudáveis, e acabam por envelhecer cheias de problemas físicos e emocionais. Ter hábitos saudáveis de vida, se alimentar bem, ter uma vida social agradável e praticar exercícios físicos e mentais é a chave para se ter uma velhice mais saudável e longa. Chegar na fase idosa com saúde é fundamental para poder viver esse momento com qualidade e felicidade.

Citamos alguns tópicos que irão te fazer pensar sobre como ter uma velhice saudável, pois não é apenas quando chegar na terceira idade que você deve pensar sobre esses tópicos, mas sim pensar desde agora, pois colhemos o que plantamos não é mesmo?

Dicas úteis para ter uma velhice mais saudável

Envelhecimento saudável

1-  Pratique atividades físicas: para ter uma velhice mais saudável nosso corpo precisa de movimento para se manter ativo e em ordem, e praticar exercícios físicos é o primeiro item fundamental para se ter uma velhice saudável. Nosso corpo está em constante regeneração celular, e conforme vamos ficando mais velhos, essa regeneração diminui, acarretando problemas de saúde, como a osteoporose por exemplo. Os exercícios são importantes para incentivar nosso corpo a continuar com as trocas celulares, trazendo benefícios e bem estar, livre de doenças degenerativas.

2-  Tenha vida social: não é só porque está ficando idoso, que deve se confinar a uma cadeira de balanço com o croche nas mãos, ou no sofá vendo TV eternamente. Tenha uma vida social ativa. Isso quer dizer que você deve ter amigos, sair de casa para se divertir, comer algo que estava com vontade em boa companhia, ter momentos de lazer e alegria. Movimentos sociais fazem com que nosso corpo produza serotonina, hormônio do bem estar. Frequente clubes, participe dos grupos da terceira idade, isso fará com que se sinta bem e importante para a sociedade.

3-  Leia, cante e dance: se movimente, saia do chão dançando aquela música que você gosta, seja sozinho ou com alguma companhia, faça atividades que movimentam sua mente e seu corpo, melhorando a concentração e a memória. Leia livros e realize atividades lúdicas, seu cérebro precisa de estímulos a fim de evitar doenças mentais como alzheimer, parkinson e até depressão.

4-  Alimente-se de forma correta: uma boa alimentação saudável, com alimentos que trazem as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do corpo são essenciais para a terceira idade. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e carnes trarão para o corpo tudo o que ele precisa. Evite alimentos ultraprocessados, industrializados, embutidos e os ricos em açúcar e sal, pois com o avanço da idade, o corpo começa a criar dificuldades em administrar esses alimentos, podendo causar doenças como o diabetes, hipertensão arterial, constipação intestinal, obesidade, entre outras.

Essas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para ter uma velhice mais saudável.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.