Pilates na terceira idade: benefícios
Pilates é a melhor ginástica para idosos.
Não há melhor disciplina para manter um bom tônus muscular, dar mobilidade às articulações e evitar as doenças que podem ocorrer com mais frequência com a idade.
Pesquisas científicas mostraram que, por meio do treinamento, as células-tronco musculares que diminuem gradualmente ao longo dos anos podem se autorregenerar, criando uma verdadeira barreira contra o envelhecimento. E por isso é de fundamental importância manter-se ativo e seguir um programa constante de atividade física.
O Pilates já se consolidou como a ginástica mais segura do mundo e certamente a que garante maiores benefícios também para os idosos, como destacado por um estudo realizado pela associação de saúde e fitness de San Diego, Califórnia, que prefere pesos e outros tipos de ginástica.
Por que o Pilates também é a melhor ginástica para idosos?
Vamos descobrir juntos.
- É um método de treinamento seguro.
No Pilates todos os movimentos são realizados com controle e precisão e isso permite evitar traumas, o que principalmente em uma certa idade é muito importante.
- Pilates para uma coluna móvel.
O Pilates enfatiza tanto a mobilidade da coluna que seu inventor, Joe Pilates, costumava dizer: “Se sua coluna está rígida aos 30, você é velho, se ainda é móvel aos 60, você é jovem”. Que melhor maneira, então, de reverter o processo biológico e ainda se sentir como crianças?
- Adeus osteoporose com Pilates.
O Pilates foca na força e flexibilidade muscular aumentando a densidade óssea, o que é essencial para prevenir e combater a osteoporose, especialmente para as mulheres. De fato, com a menopausa, a perda de tecido ósseo pode chegar a 5% da massa total por ano.
- Reduz a dor nas articulações e corrige a postura.
Todos os exercícios de Pilates também envolvem muitos pequenos músculos, muitas vezes esquecidos por outras formas de ginástica. Ao fortalecer harmoniosamente os músculos que sustentam e estabilizam o esqueleto, melhora a postura, que se torna mais curva com a idade e as dores nas articulações também são reduzidas.
- Pilates também pode ser um exercício suave.
É uma disciplina que se adapta facilmente às necessidades de quem a pratica, incluindo atletas e bailarinos, e no caso dos alunos mais velhos pode ser considerada para todos os efeitos uma ginástica suave. O Pilates pode incluir o uso de máquinas equipadas com resistências que ajudam a movimentar-se contra a gravidade, melhorando a motricidade.Nas aulas de Matwork, pequenas ferramentas (bolas, rolos, círculos) são usadas para melhorar a postura, o equilíbrio e o equilíbrio.
- Respiração em primeiro lugar.
Com o passar dos anos o sistema respiratório tende a reduzir progressivamente sua função. O Pilates dedica amplo espaço para corrigir a respiração, estimulando e aumentando a profundidade da respiração, causando um aumento do volume corrente em vez da frequência respiratória. Além disso, trabalhar a postura garante a normal expansão da caixa torácica e, consequentemente, dos pulmões. Todas essas características fazem do Pilates a melhor ginástica para idosos.